Roy Hargrove

Roy Hargrove (1969) Talentoso trompetista, Roy Hargrove apareceu na cena muito jovem, integrando ao lado de Wynton Marsalis, Joshua Redman e outros os chamados, “Young Lions” (jovens leões), sendo ele um dos mais ferozes.
A velocidade e articulação com que toca faz lembrar os velhos trompetistas do bebop, mas também não é só isso que chama à atenção para seu som. Hargrove possui ainda um tom encorpado, cheio de blues, o que o faz um músico versátil seja tocando linhas ensandecidas ou baladas românticas. Influenciado primeiramente pelo gospel ouvido com a família na igreja, começou a tocar cornet aos nove anos antes de integrar a banda de sua escola, estudando o trompete até se formar.

Alguns meses antes de sua formatura, Wynton Marsalis ministrou um workshop na escola onde Roy estudava. Impressionado com o talento do garoto, Marsalis convidou-o tocar com ele, em um festival que acontecia ali mesmo no Texas. A apresentação deu-lhe a aportunidade de conhecer astros como: Bobby Hutcherson, Dizzy Gillespie, Frank Morgan, Freddie Hubbard, Herbie Hancock e outros. No mesmo ano, antes de completar dezoito anos, Roy Hargrove já excursionava pela Europa ao lado de Frank Morgan.

Entre suas maiores influências, Roy Hargrove cita os trompetistas Clifford Brown e Lee Morgan.
Fonte:http://www.ejazz.com.br/detalhes-artistas.asp?cd=232


Nenhum comentário: