Nailson Simões

Nailson Simões, natural de Quipapá (PE), é professor titular da Universidade do Rio de Janeiro - UniRio, onde desenvolve intensa atividade acadêmica nas áreas de ensino e pesquisa, principalmente de música brasileira, atuando nas mais diversas vertentes, da música folclórica à música contemporânea. Após conclusão do Mestrado (1986) e Doutorado (1991), ambos sob orientação do professor Charles Schlueter, principal trompetista da Boston Symphony Orchestra, Nailson voltou ao Brasil, iniciando trabalho pioneiro e inovador sobre interpretação e técnica do trompete. O resultado é a difusão e a influência da escola de trompete de Boston em quase todo o território nacional. Foi membro das orquestras sinfônicas de Recife (PE), Estadual de São Paulo (SP), Paraíba e Filarmônica do Norte-Nordeste (PB). Em 1980, fundou o Quinteto Brassil, com o qual gravou três CDs. Entre as demais atividades atuais constam participações em apresentações e gravações com nomes consagrados, além de aulas e recitais nos principais festivais de música do país. Desde 2002, é músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas/SP. É também membro do Art Metal Quinteto, da Banda Anacleto de Medeiros e do Grupo de Trompetes da UniRio, onde continua seu trabalho camerístico. Paralelamente desenvolve trabalho solo, tendo lançado em 2001, pela Academia Brasileira de Música, o primeiro CD para trompete solo e piano no Brasil. De 1999 a 2001, fez parte do quadro de diretores da International Trumpet Guild. Em 1990 fundou a Associação dos Trompetistas do Brasil, tendo sido presidente da entidade durante três gestões.

Discografia:

Sempre Anacleto
Sempre Chiquinha
Trompete Solo Brasil

3 comentários:

EDUARDO disse...

nailson eu sou de manaus e estudo trompete estou com alergia cus labios o bocal ja saiu o banho e estar fasendo escama nos labios estou com dificuldade de toca eu eso bocal vicent bach 1b espero que vc me ajude a toca sem dificuldade me mande seu e-mail

Anônimo disse...

Nailson,eu sou arilson,toco trompete
moro em caucaia região metropolitana
de fortaleza.quando a associacão começar ei queria fazer parte.eu queria saber se custa algum dinheiro pra entrar.........valeu.!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Gente, provalvelmente o Nailson nem sabe que esse site existe, entao nao perguntem coisas pra ele por aqui...